Entendendo melhor a SABOARIA NATURAL

Historicamente, os sabões ou sabonetes são feitos a partir de gordura animal (bovino, equino, suíno etc). Para grandes tiragens, o sabonete industrial é padronizado e fabricado também com a utilização de agentes sintéticos que, em sua maioria, poluem e agridem o meio ambiente. Tudo isso para garantir maior vida útil e baixo custo de produção.

Por outro lado, descobriu-se que é possível fazer sabão ou sabonete de forma natural e saudável. Isso significa que,ao invés de se produzir sabonete com gordura animal tratada com derivados do petróleo, utilizam-se ingredientes vegetais sem aditivos poluentes ao meio ambiente.

A produção artesanal dos sabonetes vegetais começa a partir da escolha dos ingredientes naturais – óleos advindos de frutos e sementes cujo cultivo acontece de forma sustentável. Diferentemente do industrial, sabonetes artesanais vegetais apresentam-se mais rústicos, não são simétricos ou polidos, mas sua produção envolve muita criatividade, carinho e paciência.  O processo de saponificação envolve a cura ou a espera por 40 dias, no processo cold, para que os óleos se combinem adequadamente e o sabonete tenha características especiais como emoliência, espuma abundante e cremosidade.

Benefícios do sabonete vegetal:

  • Não são testados em animais. As substâncias orgânicas, de forma geral, ao serem usadas sobre a pele não provocam reações;
  • Não causam a sensação de ressecamento que se experimenta com sabonetes comerciais;
  • Não contém toxinas prejudiciais para a sua pele e ao meio ambiente.

Dicas para usufruir as vantagens de um sabonete vegetal:

  1. molhe o corpo, desligue o chuveiro, ensaboe-se com calma e somente depois enxague-se. Assim, você economiza água e desfruta mais das propriedades do seu sabonete natural;
  2. não deixe o seu sabonete natural imerso em água na saboneteira. Mantenha-o sequinho. Assim, ele dura mais.

Bom banho! Você merece e o planeta também!

DêNatureza – 6198404.2210 whatsapp